O projeto Guaíba Cozinha traz esperança em forma de marmitas
- conexaosolidaria21
- 20 de jun. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2021
Tiago Nogueira, o idealizador do projeto viu sua paixão pela cozinha se intensificar, quando percebeu o impacto da solidariedade na vida das pessoas

Com o auxílio de vizinhos e amigos, a arrecadação aumentou
Neste momento de combate ao Coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia. Muitos voluntários têm se mobilizado para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade por todo o país. E em todo lugar existe alguém precisando de ajuda. É notório que há muito mais pessoas passando fome pelo agravamento da pandemia. Cerca de 19 milhões de brasileiros enfrentaram a fome em 2020, segundo dados da pesquisa Olhe para a Fome, divulgada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O nível é o maior desde 2004, em comparação com pesquisas do IBGE. Por isso, contar a história de projetos como o Guaíba Cozinha é tão importante. O Conexão Solidária vai fazer o elo entre você que nos lê aqui e o Guaíba Cozinha.
O Guaíba Cozinha surge da iniciativa do Tiago Nogueira. O projeto tem como objetivo ajudar pessoas de baixa renda a ter comida no prato. O Guaíba Cozinha traz esperança para as pessoas mais necessitadas, por meio de distribuição de marmitas. “Neste momento difícil, em que muita gente perdeu o emprego ou precisou ficar em casa para se proteger do vírus, comprar o essencial como alimentos, ficou difícil para muitas famílias” – contou Tiago.
SAIBA MAIS:
O projeto Guaíba Cozinha começou os trabalhos ao mesmo tempo em a pandemia chegava ao Brasil – em março de 2020. Foi quando o Tiago e um amigo resolveram distribuir alimentos que eles tinham em casa para a comunidade pobre da cidade de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Neste dia, eles conseguiram entregar 14 marmitas, e alimentos perecíveis como arroz, leite e outros produtos de necessidade básica. Da primeira ideia até a prática constante – não demorou muito e os gurizes passaram a fazer doações com regularidade. Surge então a necessidade de buscar ajuda e conseguir mais doações. Com o auxílio de vizinhos e amigos, a arrecadação aumentou. A divulgação de um flyer via redes sociais trouxe muito engajamento para as ações futuras. E o projeto não parou.
Tiago Nogueira é formado pelo SENAC, já teve duas hamburguerias e, hoje em dia, trabalha com o que gosta – cozinhando para o projeto Guaíba Cozinha. Sua paixão pela cozinha aumentou por conta da satisfação de poder ajudar pessoas carentes com comida simples – mas preparada com muito carinho. Assim, juntando o útil – sua especialidade nos preparos - ao agradável – Tiago foi estendendo a mão ao próximo e incentivando outras pessoas ao trabalho voluntário.
A ideia é expandir o projeto para outras cidades, por enquanto ainda está só em Guaíba, onde o Tiago mora. Além de contar com a mãe, o Tiago conta com diversas parcerias que fazem a entrega dos alimentos, que são controladas através de fichas de cadastros contendo informações de quantas vezes os moradores são beneficiados. Além disso, o projeto faz registros das entregas para garantir a credibilidade junto aos apoiadores e a comunidade.
Neste momento da pandemia, o projeto tem redobrado os cuidados, com todos os protocolos sanitários e com o distanciamento para poder seguir com as ações.
PROJARI - Um apoio mais que necessário
Uma empresa de celulose localizada na cidade de Guaíba, onde há muitos funcionários, atende com refeitório diariamente. Quando há excessos, a comida precisa ser descartada. O Projeto Artesanato, Recreação e Informática (PROJARI), foi autorizada para recolhimento destes alimentos excedentes. Durante o período na pandemia, a PROJARI escolheu o projeto Guaíba Cozinha para fazer a arrecadação dos alimentos. E a produção recebeu um reforço de até 6 caixas diárias - para colocar arroz e feijão no prato da população carente de Guaíba.
Em conversa com o Conexão Solidária – o Tiago contou que o projeto Guaíba Cozinha cria nas pessoas um sentimento de esperança. “As pessoas passam a enxergar sentido na vida” – contou Nogueira. “Uma moça virou colaboradora do projeto e deixou a depressão de lado e todo esse movimento ajudou ela a pensar no sentido que tem a vida - que é para ajudarmos uns aos outros”. A iniciativa do Tiago com projeto Guaíba Cozinha traz motivações para outras pessoas, se multiplica. Faz o bem não só para quem procura alimento, mas para que é voluntário. E a resposta para ambos está em uma única palavra – a solidariedade.
CONFIRA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
OUCA O PODCAST #02 - SOBRE O GUAÍBA COZINHA:
Texto - Erick Padilha de Almeida
Seleção de fotos - Michele Martins
Editado - Mar Muller e Pedro Diniz
Entrevista: produção de Verônica de Oliveira Julia Vilanova; produção, edição e apresentação Mateus Oliveira e Otávio Haidrich
Supervisão - professora Michelle Raphaelli
Comments